top of page
  • Foto do escritorPetit Journal

SAIU O CURSO DO PETIT JOURNAL

Na última terça-feira, o Petit Journal deu a segunda aula gratuita. Já assistiu?

Olha aí o link, com o resumão da aula, o vídeo da aula e a grande novidade do momento: o curso do Petit Journal.

Informações sobre o curso do Petit Journal

Nome do curso: Mundo em transformação: a crise do Coronavírus antes, durante e depois.

Professores

Professor Daniel Sousa é professor especializado no CACD há 17 anos. Atua também como comentarista da Globo News e Coordenador do Ibmec Rio de Janeiro e co-fundador do Petit Journal.

Professor Tanguy Baghdadi é professor especializado no CACD desde 2007. Também atua como professor do MBA do Ibmec, comentarista de política internacional da Globonews e co-fundador do Petit Journal.

Ementa

2020 não é um ano qualquer. As transformações que estamos testemunhando serão lembradas pelas próximas décadas e afetam a política, a economia, as relações sociais, a saúde e as democracias. Ainda não há clareza sobre o que nos aguarda no futuro próximo e como os acontecimentos deste ano nos impactarão no longo prazo, mas o exercício de olhar para o processo em curso nos ajuda a compreender o cenário como um todo.

Por isso, o Petit Journal, em parceria com o Clipping CACD, apresenta o curso Mundo em transformação: a crise do Coronavírus antes, durante e depois, no qual os professores Daniel Sousa e Tanguy Baghdadi abordarão, conjuntamente, o cenário contemporâneo, bem como os prognósticos para o futuro. O objetivo do curso é dar ênfase nas condições econômicas e internacionais do mundo atual, bem como apresentar prognósticos para o futuro.

Estrutura

O curso terá um total de seis horas de aula, divididas em 4 encontros de 1h30. As aulas poderão ser assistidas ao vivo, às terças-feiras, 21h; ou posteriormente, em até 3 meses a partir do início do curso.

Público-alvo

Pessoas de qualquer idade, interessadas em história e política internacional contemporânea; estudantes de ensino médio, visando aos temas de atualidades para provas de vestibular e ENEM; estudantes universitários de qualquer curso de graduação; postulantes a uma vaga no Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores.

Cronograma

Ementas por aula

Aula 1 – O estado da arte: o mundo pré-pandemia

Esta aula tem por objetivo desenhar o mundo que se apresentava antes da crise do coronavírus. Temas como a posição da China no plano internacional, movimentos nacionalistas, o cenário energético internacional, as principais tensões internacionais e o cenário financeiro internacional serão apresentados pelos professores, que apresentarão um contexto prestes a ser profundamente alterado pela crise sanitária, econômica e política deste ano de 2020.

Aula 2 – O Brasil no mundo contemporâneo

A segunda aula do curso tem por missão descrever a posição que o Brasil ocupa no cenário internacional. Para isso, construiremos um quadro geral sobre as condições econômicas do país, capacidade de atração de investimentos, cenário das contas públicas e a imagem que o Brasil projeta em sua política externa. Assim, conseguiremos vislumbrar como o Brasil chega na atual crise, quais são as suas condições de enfrentar as consequências da recessão que se avizinha e quais são os instrumentos políticos disponíveis para o Brasil no plano internacional.

Aula 3 – O mundo em transformação

O ano de 2020 vem sendo de intensas mudanças e este encontro apresenta aquelas que já podem ser vislumbradas. O mercado de trabalho, com as intensas modificações nas condições de trabalho, será um tema a ser abordado, juntamente com as condições mais imediatas da crise sobre a globalização, as relações políticas entre as grandes potências, o estado atual das principais negociações internacionais em curso e o cenário contemporâneo dos fluxos migratórios internacionais.

Aula 4 – Economia e política a longo prazo

Grandes crises globais deixam consequências no mundo que nos rodeia. Algumas mudanças são temporárias, outras tendem a ser permanentes. Esta aula tem por objetivo imaginar as consequências de longo prazo para a crise, com base na realidade atual. Temas como energia, meio ambiente, democracia e multilateralismo estão passando por mudanças importantes e, nesta aula, os professores Daniel Sousa e Tanguy Baghdadi apresentarão as mudanças já em curso, para imaginar as alterações de longo prazo.

Inscreava-se já AQUI

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page