top of page
  • Foto do escritorPetit Journal

Curso – Oriente Médio hoje: Política, Economia e Cultura

Ementa do curso

O Oriente Médio é um tema permanente nas análises e no noticiário internacional. Temos a região, sempre, como uma referência em termos políticos, culturais e religiosos e corremos o risco de perdermos de vista a complexidade da região. Cada um dos países apresenta particularidades domésticas, com histórias e relações internacionais singulares. Neste curso, os professores Tanguy Baghdadi e Daniel Sousa debaterão a realidade de alguns dos países do Oriente Médio, com questões nacionais, culturais, históricas, econômicas e religiosas, com consequências locais e globais

  1. Cronograma de aulas

Líbano: crise institucional e desafios econômicos

Data: 17/11

O Líbano completou 100 anos em 2020 e vive um dilema: por décadas, foi um símbolo de estabilidade no Oriente Médio, ao mesmo tempo em que era percebido como um barril de pólvora. Não por acaso, um dos conflitos mais marcantes da história libanesa foi a Guerra Civil, que durou de 1975 a 1990. Nesta aula, abordaremos a história recente do país, com o desmoronamento de sua aparente estabilidade política, com um olhar para as tensões sectárias, as crises econômicas e os impactos regionais de sua política doméstica.

Uma nova Arábia Saudita?

Data: 24/11

Não é exagero dizer que a Arábia Saudita é um dos países mais conservadores de todo o mundo. Por isso, é necessário compreender em que bases se assenta a reconfiguração da imagem saudita para o mundo contemporâneo, com a Visão 2030, do Príncipe Regente Mohammed Bin Salman. Afinal, as reformas econômicas e políticas propostas pelo jovem príncipe significam mesmo um país modernizado?

O Irã e os conflitos no Oriente Médio

Data: 01/12

O Irã é um dos gigantes da política médio-oriental: sua importância geopolítica reflete o tamanho do seu território e sua importância econômica dialoga com o tamanho de suas reservas energéticas. E, para além disso, o país é um inimigo declarado dos Estados Unidos, com pretensões nucleares e enorme influência nos principais tabuleiros do Oriente Médio. A análise da posição internacional do Irã é o tema desta aula.

Israel, Palestina e o conflito sem fim

Data: 08/12

O conflito entre Israel e Palestina é um dos mais conhecidos, influentes e longevos do mundo contemporâneo. Neste encontro, abordaremos as principais variáveis desta relação, com um olhar para as sociedades diretamente envolvidas na questão, sua dimensão econômica e a influência internacional deste embate. Além disso, esta aula pretende atualizar o tema, com uma visão acerca do panorama contemporâneo, tão influenciado pelo governo norte-americano de Donald J. Trump.

2.529 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page