• Petit Journal

Novo curso: "Uma Europa sem Merkel: a liderança alemã em tempos de mudanças"



📚 Ementa do curso


As eleições alemãs de 2021 tendem a trazer mudanças importantes no cenário político do país, com a saída de cena de Angela Merkel. Mas não se pode imaginar em um impacto na Alemanha que não se torne também um impacto sobre o próprio projeto da União Europeia.

Se a integração da Europa foi fundamental para a manutenção da estabilidade política no continente, muito se deveu à disposição alemã em lidar com os percalços que foram encontrados no caminho – e foram muitos. As mudanças na Alemanha tendem a trazer mais um desafio para a liderança do país e para a continuidade do projeto europeu.

Neste curso, discutiremos o papel político e econômico exercido pela Alemanha, tendo Angela Merkel como fio condutor de nossa narrativa.


Interessou? Matrículas aqui!


💻 Cronograma de aulas


05/10 - As dores do crescimento alemão: da grandeza do Kaiser à partição territorial (1871-1990) A Alemanha já nasceu potência. Desde sua unificação, em 1871, o país se projeta como um projeto político grande demais para o continente europeu e, portanto, uma força a ser detida. Nesta aula, abordaremos as primeiras décadas de existência da Alemanha moderna, iniciando com o poder do Kaiser Guilherme II e a batuta de Otto Von Bismarck, seguindo até sua derrocada após duas Guerras Mundiais e sua partilha territorial. As marcas deixadas pelas derrotas nas guerras e a tragédia do nazismo serão abordadas como caminho para a construção da Alemanha contemporânea.

19/10 - Os sonhos da Alemanha reunificada: três décadas de liderança europeia (1990-2021) A reunificação alemã é um marco para o mundo: a Alemanha retoma um grau de autonomia e extensão territorial há muito perdidas, o que traz para a Europa uma liderança renovada e aguerrida. Nesta aula, falaremos sobre o cenário encontrado pela Alemanha do pós-Guerra Fria, com seus marcos mais fundamentais na construção da União Europeia, bem como sua postura diante dos diversos problemas mundiais deste período.

26/10 - A mulher mais poderosa do mundo: quem é Angela Merkel? Angela Merkel deixa um legado para a Alemanha, por sua forma de governar e liderança que exerceu à frente do país e da União Europeia. Nesta aula, abordaremos sua trajetória pessoal e política, com a chance de fazermos um balanço sobre seu governo, com acertos e erros, sucessos e frustrações.

02/11 - O lugar da Alemanha no mundo: relações diplomáticas e laços econômicos Para fechar o curso, o debate dará foco à política externa e internacional da Alemanha. Para tal, dissecaremos as relações mais importantes do país, tanto entre suas parcerias mais importantes quanto entre países como Rússia e China; além da posição alemã acerca dos grandes temas internacionais – e seu impacto sobre a ordem internacional.


Interessou? Matrículas aqui!

259 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo